Educação Financeira

Parcelamento do IPVA: saiba como organizar os pagamentos

06 Dec 21
3 min
01

Início de ano chega com tudo, inclusive com muitas contas a pagar. Você já se organizou para o parcelamento do IPVA? Saiba como fazer isso agora mesmo!

Logo nos primeiros meses, surgem as contas de início de ano: IPTU, material escolar, despesas das compras de natal, seguros e impostos. Embora pagar à vista seja sempre a melhor opção, às vezes a parcela única pode não ser viável. Por isso, muitos optam pelo parcelamento do IPVA, por exemplo.

Isso porque o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode ser pago tanto por parcelas, quanto à vista. É possível fazer o pagamento em até 3 vezes sem juros, o que exige maior planejamento sobre suas finanças, certo?

Para ajudar você, neste post vamos oferecer dicas importantes de como se organizar com esses pagamentos. Confira!

Organize suas despesas 

O primeiro passo para não se enrolar com o parcelamento do IPVA é organizar as finanças de acordo com as despesas. Para isso, você pode usar um aplicativo para celular e agendar as datas de pagamento de cada gasto. Assim, não corre o risco de passar do prazo e evita juros.

Pague o parcelamento do IPVA em dia 

Por falar em organização, pagar as contas em dia é muito importante para não acumular juros e tornar os custos ainda maiores. Dessa forma, se você perceber que arcar com o IPVA à vista e na data certa vai ser difícil, opte pelo parcelamento do IPVA e não deixe de quitar as parcelas dentro da data de vencimento. 

Use parte do seu 13º salário 

Usar parte do 13° terceiro para quitar algumas contas do início do ano é uma forma assertiva de equilibrar o financeiro. Afinal, o orçamento sempre sofre impacto nesses períodos, então, caso tenha reservado uma quantia desse recebimento, uma boa aplicação é arcar com parte do parcelamento do IPVA.

Reavalie seus gastos 

Organizar as finanças tem muito a ver com os gastos que surgem ao longo do caminho. Muito embora saibamos que evitar fazer contas desnecessárias é importante para manter a saúde financeira, com o tempo isso pode acabar saindo um pouco do controle. 

Portanto, o início de um novo ano é o momento certo de parar para reavaliar as despesas e entender quais são as prioritárias, as obrigatórias e aquelas das quais não precisamos. Assim, torna-se possível substituir alguns custos e priorizar o parcelamento do IPVA.

Siga seu planejamento 

Não basta organizar as despesas para arcar com as dívidas se você não seguir à risca o planejado. Além de organizar seu financeiro, é preciso ter disciplina. Por exemplo, se não houver autocontrole, em algum momento você pode achar que está tudo bem em gastar um pouco mais com o que não é crucial.

No entanto, ao fazer isso, estará deixando de cumprir o seu planejamento e pode acabar se enrolando no final. Esse prejuízo pode, inclusive, impactar negativamente uma dívida importante, como o parcelamento do IPVA.

Por fim, saiba que é possível se organizar e manter a saúde das suas finanças. Então, se este conteúdo ajudou você com isso, não deixe de conferir outras dicas de planejamento financeiro no blog SZK Consórcio!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades