Educação Financeira

Compras de natal: cuidados para não perder o controle das finanças

24 Apr 24
3 min
01

Você é impulsivo quando se trata de compras de natal? Então, neste blog post confira importantes dicas para te ajudar a não se endividar nessa época do ano!

O presente do amigo secreto, a festa de encerramento da empresa, a confraternização em família, as compras de natal, a roupa nova para o Réveillon. Tentações não faltam para gastar dinheiro quando o assunto é fim de ano.

Apesar do clima festivo desta época e da renda extra proporcionada pelo 13°, é importante não apenas manter o controle financeiro, como também criar um plano específico para este período.

Embora muitos achem que não seja possível evitar certas compras, muitos gastos podem ser reduzidos ou mesmo cortados.

Por isso, vamos oferecer neste post, 4 dicas definitivas para você não gastar mais do que seu orçamento permite no final do ano. Confira!

1.  Defina um orçamento do quanto pode gastar

Uma das dicas para não se endividar diz respeito a uma atividade que toda pessoa deveria ter ao chegar o fim de ano: a criação de uma lista. Ao desenvolvê-la com todos os gastos essenciais, você terá uma visão mais clara do quanto pode gastar nas festas.

Tem dívidas? Então, dê prioridade a elas, quitando principalmente aquilo que estiver atrasado. O 13° é uma ótima saída para isso.

O valor que sobrar é o que pode ser usado nas compras de natal. Em um primeiro momento pode até parecer difícil, mas começar um novo ano sem dívidas já gera um alívio, não é mesmo?

2.  Seja criterioso com quem vai presentear

É a tia do cafezinho, é o porteiro gente fina, é aquele amigo do grupo de corrida. São tantas as pessoas que temos vontade de presentear, não é verdade? Mas, as compras de natal devem ser feitas com moderação!

Busque presentear os mais próximos, sempre levando em conta suas condições financeiras. Ah, e nada de comprar a primeira coisa que encontrar! E é sobre isso que iremos falar na dica seguinte. 

3.  Pesquise e compare preços

Esta é uma das dicas para não se endividar mais importantes de nossa lista. Quem pesquisa geralmente consegue bons produtos com excelentes descontos. 

Para isso, conte com a ajuda dos comparadores de preços, como o Buscapé, Zoom e Escolha Segura. E não deixe de dar uma volta pelo comércio local.

Com o local da compra definido, procure fazer o pagamento à vista. Dessa maneira, você consegue negociar um desconto melhor. Sem contar que não restará nenhuma parcela pendente para o próximo ano. 

4.  Divida as despesas das festas de Natal e Ano Novo

As festividades no fim de ano são tradicionais para a maioria das famílias brasileiras. Porém, essas comemorações envolvem gastos, seja com comida, bebida, roupas, presentes etc. Portanto, é importante seguir dicas para não se endividar.

Sempre que possível, divida as despesas das festas de Natal e Ano Novo com familiares e amigos. Afinal, não é porque o clima é de descontração que tudo precisa ficar por conta (financeiramente) de uma única pessoa.

Por fim, avalie as compras que podem ser postergadas. Esta é uma época tentadora, em que a palavra “oferta imperdível” nos ronda por todos os lados. 

5.  Dica Bônus: lembre-se dos gastos do início do ano

Esta não é exatamente uma dica, mas sim um lembrete. Antes de sair correndo fazer as compras de natal lembre-se que o início do ano está logo aí. E sempre é a mesma coisa: gastos com IPVA, IPTU, escola dos filhos, compra do material escolar etc.

Por isso, tenha cautela e siga nossas dicas para não se endividar! Ah, e visite nosso blog para conferir muitos outros conteúdos sobre finanças!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades