Consórcio

O que é o fundo de reserva de um consórcio e por que ele é necessário?

25 Apr 24
2 min
01

Você tem dúvidas sobre o que é o fundo de reserva do consórcio? Quer saber por que ele é importante? Então, confira nosso blogpost e descubra como funciona!

É normal ter dúvidas antes de escolher um consórcio para a compra de um carro. Uma das perguntas recorrentes é sobre o fundo de reserva do consórcio. Você já ouviu falar sobre ele?

Leia mais para conhecer sua importância e o motivo pelo qual ele faz parte dos consórcios! 

O que é o fundo de reserva do consórcio?

Antes de qualquer coisa, é importante relembrar o que é um consórcio. De maneira resumida, ele é um tipo de compra em conjunto, no qual um grupo de pessoas colaboram todos os meses para, eventualmente,  conquistar um veículo ou casa, por exemplo.

Você adquire uma cota dentro desse grupo, que é administrado por uma empresa de consórcio, e todo mês contribui com uma parcela.

O fundo de reserva do consórcio está incluído nesta parcela. Ele serve para proteger o funcionamento do grupo diante de eventuais inadimplências e despesas relacionadas.

Vamos simplificar? Ele pode ser comparado ao fundo de reserva de condomínios. Mensalmente, os moradores contribuem com uma quantia a parte, formando um montante para emergências. Assim, não é preciso desembolsar um valor alto quando a caixa d’água tiver que ser trocada, por exemplo.

Voltando ao fundo de reserva do consórcio, a sua cobrança é autorizada por lei; porém, as situações do uso devem estar sempre previstas em contrato.

Qual a importância do fundo de reserva?

Imagine que você faz parte de um grupo e fechou um pacote de viagem com uma empresa de turismo para fazer um passeio. O valor total é dividido por todos, sendo que as parcelas mensais devem ser pagas pontualmente. 

No entanto, ao chegar lá pela sexta parcela, um ou dois integrantes falham com o pagamento. Certamente, isso pode comprometer a ida do grupo, não é mesmo?

Isso também acontece com o consórcio de automóveis. A vantagem neste caso é que, com o fundo de reserva, ninguém precisa desembolsar um valor a mais para cobrir as parcelas de quem não pagou ou é prejudicado, perdendo a oportunidade da compra do veículo.

Por isso é que o fundo de reserva do consórcio é tão importante: oferece tranquilidade aos participantes diante de algum imprevisto.

Como o fundo de reserva é calculado?

O fundo de reserva do consórcio varia conforme o valor da carta de crédito. Por exemplo, sua carta de crédito é de R$ 100 mil, com parcelas divididas em 60 meses e taxa de fundo de reserva de 2%.

Para calcular o valor da cobrança, basta dividir a taxa de fundo de reserva do consórcio pelo número de meses. Logo, 2% dividido por 60 meses será igual a 0,033% ao mês.

Assim, sobre uma carta de crédito, você pagará ao fundo de reserva aproximadamente R$ 33 por parcela.

Existe consórcio sem fundo de reserva?

A resposta é sim, já que cada administradora decide se cobra ou não esta taxa. No entanto, é importante reforçar que o fundo de reserva do consórcio é a segurança para eventuais emergências, e que o valor total é retornado após o encerramento do grupo.

Que tal fazer uma simulação agora do consórcio que vai possibilitar a compra do seu carro? Visite o site do SZK Consórcio!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades