Dicas SZK

O que é e quais as vantagens de um carro 4x4?

20 Apr 24
3 min
01

  

O carro 4x4 é a paixão de muitos apaixonados por trilhas off-road. Mas você sabe quais características ele apresenta? Confira as principais, neste post.

Cada carro possui características próprias que o torna diferente.

Seja na questão de potência do motor ou aerodinâmica, elas influenciam no uso do veículo. É o que acontece, por exemplo, com o carro 4x4.

A tração nas quatro rodas faz com que ele se destaque por causa da força que muitos outros modelos não têm.

Quer entender melhor qual é a diferença entre o carro 4x4 e os demais? Então, continue a leitura que explicaremos tudo!

Afinal, o que é um carro 4x4?

Um carro 4x4 tem como característica principal a transferência da força do motor para as quatro rodas. Com isso, a aderência ao solo fica melhor, permitindo que o veículo trafegue em terrenos menos regulares.

Nos modelos 4x2, a tração é direcionada para apenas duas das quatro rodas, sendo que esta pode ser dianteira ou traseira.

Voltando ao carro 4x4, quem procura esse modelo precisa saber que existem duas versões de tração: 4WD e AWD.

O primeiro modelo (4WD) permite ao motorista utilizar a tração nas quatro rodas ou apenas em duas, ficando igual a um carro 4x2. Ela pode ser destinada apenas para o eixo traseiro ou dianteiro, dependendo do modelo. A escolha da tração, conforme o tipo de carro, pode ser feita de maneira automática ou manual.

Já no outro (AWD), não há esta possibilidade, já que todas as rodas são tracionadas. Sendo assim, o veículo não permite o desligamento do movimento de um dos eixos. Por causa disso, no Brasil, ela é conhecida como tração integral.

Quais as vantagens de um carro 4x4?

Devido a sua tração ser maior, o carro 4x4 tem um desempenho melhor em estradas irregulares, como as de terra ou barrentas. Mas as vantagens não param por aí! Confira:

  • Consegue sair com mais facilidade de atoleiros;

  • Seu sistema de freio, suspensão e direção é mais robusto;

  • Tem boa capacidade de carga;

  • Por ser mais alto, tem menos dificuldade ao passar por ruas alagadas;

  • Sua estabilidade é melhor, já que a tração permite mover todo o peso igualmente;

  • Nos modelos a diesel, a potência pode ser maior por causa do turbo compressor.

Em que situações um 4x4 se destaca?

A tração do carro 4x4 atrai muitos apaixonados por competições off-road. Isso porque ele tem um ótimo desempenho em estradas não asfaltadas, independente das condições do tempo. Além disso, ele supera obstáculos como subidas muito inclinadas ou com piso escorregadio. Sem falar que, em atoleiros, é possível sair da situação apenas acelerando.

Para quem gosta de andar por trilhas e lugares com pedras, a tração permite você apreciar cada paisagem, sem medo de ficar pelo meio do caminho. Por fim, a suspensão elevada e os pneus largos do carro 4x4 proporcionam mais conforto para os passageiros.

 

Acompanhe outros conteúdos sobre o universo 4x4, no blog do Consórcio SZK!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades