Dicas SZK

5 dicas para fazer uma trilha incrível

19 Apr 24
3 min
01

Trilha e verão combinam perfeitamente, não é mesmo? E para você ter uma experiência incrível listamos algumas dicas importantes para você fugir do estresse!


As trilhas são ideais para quem quer fugir do estresse do dia a dia. E no verão, elas são opções perfeitas para estar em contato com a natureza. Para sua trilha ficar ainda melhor, reunimos algumas dicas para você aproveitar por completo essa experiência.

5 dicas para uma trilha sensacional

1 – Tenha companhia

Levar os amigos para a trilha é uma daquelas dicas que vale a pena considerar. Afinal, a galera reunida dá mais ânimo para seguir o caminho. E quando algum obstáculo surgir, um ajuda o outro, não é mesmo?

Independente se acompanhado ou sozinho, quando surgir aquela insegurança em relação ao trajeto o ideal é contar com um guia. Com certeza ele vai saber indicar o melhor caminho, sempre pensando na segurança de todos.

2 – Planeje a quantidade de comida

Sem dúvida você vai precisar de comida durante seu passeio pela trilha. Porém, é preciso ficar muito atento na quantidade, pois em excesso, irá pesar na mochila, mas deve ser suficiente para deixar o trajeto confortável.

 Uma boa sugestão é dar preferência por alimentos embalados em plástico ou papel, evitando enlatados ou potes de vidro. Evite aqueles com muito sal, pois acaba desidratando seu corpo. Também não dá para levar algo perecível demais. Um exemplo são os embutidos, como presunto, que precisam de refrigeração para se manterem conservados.

3 – Preste atenção na roupa

Uma das dicas para a sua trilha ser a mais incrível possível é saber escolher a roupa certa. Aquele jeans que você adora infelizmente deve ficar em casa. Procure usar peças leves e calçado adequado. 

Saber em detalhes o que você vai encontrar no trajeto (tipo de chão, subidas e descidas, mata mais fechada etc) ajuda nesse planejamento.

Considere que imprevistos podem acontecer, como a mudança de tempo repentina. Anorak ou abrigo parkha, que isolam o corpo do vento ou água são ótimas opções de proteção. Ah, e por fim, nunca esqueça de passar o protetor solar e repelente. A pele agradece!

4 – Não ignore a previsão do tempo

Nunca é demais lembrar que as condições climáticas influenciam na hora de fazer a trilha. Uma chuva fraca pode até não atrapalhar, mas é preciso estar preparado para enfrentá-la. Principalmente na questão de vestimenta. 

Sabe aquele conselho de mãe: leva um casaco? Ele é fundamental nesse momento, e pode prevenir você de alguma gripe ou mesmo sofrer de hipotermia em casos extremos. Ah, e em caso de grandes tempestades, o mais recomendável é reagendar o passeio.

O mesmo vale para aquele dia de sol de rachar. Com temperaturas mais altas a hidratação aumenta na medida em que você vai se movimentando. Por isso, antes de marcar a trilha, dê uma conferida na previsão do tempo.

5 – Respeite a natureza

Infelizmente, nem todo mundo tem consciência de recolher o lixo que gera durante a caminhada. Levar sacos para trazer tudo de volta é uma das dicas que jamais devem ser esquecidas durante a trilha. Preservar a natureza deve ser prioridade para quem faz caminhada em meio à mata.

Ah, e aqui também se encaixa a questão das necessidades fisiológicas! A bexiga apertou? Faça o xixi longe de cursos d’água para não poluí-los. E se usou papel higiênico, a regra é de colocar numa sacolinha e trazer de volta para jogar o lixo no lugar certo. A natureza agradece!

Confira muitas outras dicas sobre o mundo de trilhas e off-road em nosso blog! Até a próxima.




Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades