Dicas SZK

6 dicas para planejar sua road trip pelo Deserto do Atacama

26 Apr 24
3 min
01

O Deserto do Atacama é um lugar incrível, cheio de belas paisagens. Sendo assim, que tal pegar a estrada? Confira algumas dicas para sua próxima road trip!


Quem curte paisagens naturais, com certeza, vai gostar das nossas dicas de road trip pelo Deserto do Atacama. Visuais de tirar o fôlego, vulcões fotogênicos e gêiseres explosivos. Tem de tudo e um pouco mais!

Explorar as belezas do Atacama de carro é ainda melhor, até porque você tem a liberdade de fazer seu próprio itinerário. Além disso, a maior parte das rodovias por lá é asfaltada, o que garante total conforto pelo caminho.

Ficou interessado em botar o pé na estrada? Então, confira 6 dicas para planejar sua road trip pelo Deserto do Atacama.

1. Defina a viagem de acordo com a estação

O Atacama é um ótimo destino em qualquer época do ano. Porém, é importante que você saiba que a amplitude térmica varia muito ao longo do dia. As épocas mais indicadas para passeios são no outono (março a maio) e na primavera (setembro a novembro), quando as temperaturas são mais amenas e a sua variação não é tão grande.

2. Pense na quantidade de dias

O indicado para sua road trip pelo Deserto do Atacama é reservar, pelo menos, 7 dias (6 noites) para uma viagem em ritmo tranquilo. Assim, você consegue se acostumar com a altura e o clima da região, sem deixar nenhuma paisagem de fora.

3. Prepare os roteiros com antecedência

Para a road trip pelo Deserto do Atacama ser uma experiência incrível, é preciso ter um bom planejamento! Isso porque no deserto, o celular não pega - daí, para se perder, é um passo. Baixe mapas e faça um roteiro com cada lugar que você quer conhecer. Ah, e não deixe de fora a lista de hotéis para descansar depois de um dia cheio de aventuras.

4. Saiba o que conhecer no Deserto do Atacama

Não existe um lugar no Atacama que você não possa chegar por conta própria de carro. É claro que alguns caminhos são mais desafiadores, mas a maioria está em boas condições.

Os passeios mais populares são: Valle de La Luna; Lagunas Altiplânicas; Gêiseres El Tatio e Salar do Atacama. Uma boa dica para driblar a altitude é começar pelos lugares mais baixos e ir aumentando aos poucos.

5. Faça um checklist para não esquecer do que levar

Essa dica é muito importante, uma vez que você vai passar boa parte do tempo na estrada, atravessando o deserto. Faça uma lista completa com tudo o que não pode faltar: roupas, calçados, protetor solar, mapa etc. Ah, e lembre-se que toda viagem de carro exige alguns cuidados básicos para que o passeio seja o mais seguro e confortável possível.

6. Considere incluir Salar de Uyuni no roteiro

O combo Deserto do Atacama + Salar de Uyuni, na Bolívia é uma boa pedida. A expedição para lá aumenta em 3 ou 4 dias o roteiro que segue rumo a um dos desertos de sal mais espetaculares do mundo. O passeio ainda passa por lagunas maravilhosas e paisagens bem interessantes, como o Valle de Rocas, atingindo seu ápice no Salar do Uyuni.

>> Confira também: trilhas mais bonitas do sul do Brasil

-

Uma dúvida de muitos viajantes é sobre qual o melhor modelo de carro para a road trip pelo Deserto do Atacama. Não é obrigatório, mas modelos 4×4, como os da Suzuki, são bastante indicados, considerando as adversidades encontradas ao longo do caminho. Quer começar a planejar a compra do seu? Faça uma simulação com a gente!

Confira outros conteúdos sobre trilhas e road trips em nosso blog.



Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades