Consórcio

Como funciona o consórcio de carros?

19 Apr 24
3 min
01

Sabe como funciona um consórcio de carros, da aquisição da cota até a contemplação? A gente explica o passo a passo para você, neste blog post especial.

O consórcio é uma das formas mais difundidas e procuradas por quem deseja comprar ou trocar seu veículo. Isso porque participar de um consórcio de carros é fácil, basta que o interessado siga alguns passos.

Você sabe como funciona um consórcio de carros? Se tiver alguma dúvida ou interesse em saber mais sobre este assunto, listamos todas as etapas para mostrar que este pode ser o seu próximo investimento. Confira!

Quais são as etapas de um consórcio de carros?

1. Entrada em um consórcio

Procurar uma administradora é o primeiro passo para participar de um consórcio de carros. É ela que reúne o grupo de pessoas com o mesmo objetivo de adquirir um veículo.

O interessado pode entrar em um grupo em formação, que inicia quando este tem o número mínimo de consorciados, ou fazer parte de outro já em andamento. Assinado o contrato, você recebe um número (cota) para participar dos sorteios.

São várias as administradoras que existem no mercado, mas é sempre bom checar a opção que você está estudando é séria. Cheque todas as informações antes de fechar o acordo.

2. Pagamento das mensalidades

O pagamento das mensalidades é o que garante o seu direito de participar dos sorteios em  um consórcio de carros. Para isso, é necessário quitar os boletos mensalmente. Neles, vão constar todas as informações sobre seu grupo, como o número de consorciados sorteados no último mês.

3. Sorteios e lances

Todo mês é feita uma assembleia em que participam os consorciados do grupo. Nela ocorre o sorteio, que é a maneira mais comum de obter a carta de crédito. Pode ser sorteada uma ou mais cotas, o que muda conforme a administradora.

Outro modo de levar a carta de crédito é através dos lances. Estes nada mais são do que um adiantamento do pagamento de parcelas ofertadas pelos participantes. Quem oferecer a maior quantia, ganha o lance.

4. Contemplação da carta de crédito

A contemplação da carta de crédito é o objetivo de todos que participam de um consórcio de carros. Afinal, é este documento que lhe dará o direito de usar o valor para a compra do veículo. Esse momento ocorre durante o sorteio na assembleia, como foi dito anteriormente.

Você é o ganhador da vez? Agora é hora de festejar e correr para a concessionária!

5. Liberação do crédito

Depois da contemplação, a carta de crédito é liberada pela administradora do consórcio em um prazo que varia entre 48 e 72 horas.

Assim, você escolher o modelo do carro e informar para a administradora. É ela que fará todo o processo de compra com a concessionária, por isso o dinheiro da carta de crédito não vai diretamente para a sua conta.

Com a compra finalizada, é só sair de carro novo!

Obs.: É bom lembrar que o pagamento das parcelas do consórcio continua até o final do plano, caso você não quite todo o valor na retirada do veículo.

O consórcio de carros é um tipo de investimento que não exige entrada ou fiador. Esta modalidade também é conhecida por não ter a cobrança de juros. O consorciado paga apenas uma taxa para a administradora cuidar de todo o processo, sendo que o valor é diluído nas prestações durante cada etapa.

Ainda tem dúvidas sobre consórcio? Clique aqui para acabar com todas! Aproveite também para fazer uma simulação no site do Consórcio SZK e focar na sua próxima aquisição.

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades