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6 dicas de pilotagem 4x4 para melhorar a direção

29 Mar 24
3 min
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A pilotagem 4x4 tem algumas diferenças de um carro comum. Você quer aprender a se sentir mais seguro na direção de um veículo assim? Confira nossas dicas!

Existe uma grande diferença entre dirigir um veículo com tração 4x4 e um de tração normal. O que significa que essa adaptação pode ser um pouco mais difícil no início para o condutor.

Pensando nisso, elaboramos este blog post especialmente para te dar dicas de pilotagem 4x4. Assim, você vai conseguir tirar melhor proveito da tração, e deixá-lo mais seguro na direção já nos primeiros passeios. Boa leitura!

 Dicas para melhorar a pilotagem 4x4:

1.   Diferença entre tração 4x4 integral e acionada pelo motorista

A primeira dica de pilotagem 4x4 é prestar atenção ao sistema de tração que seu carro dispõe. Existem modelos que oferecem a tração integral e outros que são acionadas pelo motorista. Confira a diferença entre cada uma:

Integral

O sistema de tração integral funciona de forma automática e permanente nas quatro rodas. Dessa forma, o motorista não precisa fazer nada, apenas dirigir com segurança pelo caminho.

Acionada

Neste caso, o condutor é que vai acionar a tração através de um botão ou alavanca. Geralmente a tração total ocorre em momentos de travessia de trechos enlameados ou úmidos. Todavia, não é aconselhável o uso da tração 4x4 durante todo o percurso, para não ocasionar em desgaste dos componentes e não gastar combustível em excesso.

2.   Em que terrenos e situações a tração 4x4 funciona melhor

Sabe aqueles terrenos “pedreira”? Uma das dicas 4x4 é que você faça uso da tração exatamente neste contexto. Assim, a tração pode entrar onde tiver terrenos com baixa aderência, como:

  • Lama;
  • Areia; 
  • Travessias de córregos ou rios;
  • Pisos molhados.

Como já vimos anteriormente, quando há um sistema integral, o veículo mesmo vai acionar o 4x4. Quando não tiver esse recurso, é o motorista que vai determinar a hora certa.

3.   Adapte a calibragem dos pneus

Pode parecer estranho, mas pneus murchos têm maior área de contato com o solo, oferecendo assim a maior tração. Então, para fazer uma boa pilotagem 4x4, é fundamental estar atento à calibragem dos pneus. 

Ah, só não esqueça depois de fazer seu passeio off-road de calibrar novamente com a pressão correta descrita no manual. Assim você evita o desgaste irregular dos pneus.

 4.   Preste atenção na aderência do solo

Quem vai fazer a pilotagem 4x4 em lugares onde o solo oferece baixa aderência deve contar com pneus próprios para off-road. Isso porque eles têm sulcos maiores e mais largos, dando maior aderência nesse tipo de piso.

Preste atenção ainda ao sair com seu pneu lameiro no asfalto, pois ele não tem muita aderência neste tipo de chão.

5.   Leve o carro para revisão antes de viagens e trilhas

Assim como toda a viagem que você faz com um veículo, levar seu 4x4 a uma oficina vai garantir uma aventura segura e tranquila. Os pneus, por exemplo, devem receber uma atenção especial. Além disso, não deixe de verificar a suspensão, já que elas também são bastante exigidas durante o percurso fora da estrada.

6.   Como desatolar?

Este é sem dúvida um momento que exige bastante da pilotagem 4x4. Portanto, a primeira orientação é para que o motorista desça do carro e faça um calço (pode ser com areia, galho ou mesmo o tapete do carro) para os pneus no sentido em que ele quer que girem. Ligue o carro novamente e tente sair. 

Se nada ajudar, o jeito é pedir auxílio de um reboque.

De fato, todas as dicas 4x4 são importantes, mas a melhora da direção acontece com o tempo e experiência. Por isso, fique tranquilo e aproveite a aventura!

Confira mais conteúdos 4x4 no blog do Consórcio SZK!

Por SZK
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