Cuidados com o carro

Rodar com tanque na reserva: entenda o impacto para o carro

26 Apr 24
2 min
01

Você sabe quais os motivos para não andar com o tanque na reserva? Neste post, explicaremos como essa prática pode prejudicar o seu veículo. Acesse e confira!

A indicação do nível de combustível nos carros é uma ferramenta pensada para auxiliar o motorista e prevenir inconvenientes. Entretanto, é bastante comum entre os condutores não abastecer ao primeiro sinal e rodar, com frequência, com o tanque na reserva. Embora a  esta prática não seja recomendada. 

Mas afinal, você sabe os motivos para isso? É o que vamos explicar neste blog post! Prossiga com a leitura e entenda o por quê.

Por que deixar o tanque na reserva é prejudicial?

A gente sabe que na correria do dia a dia algumas coisas acabam ficando para trás. E quando nos damos por conta, lá está o painel avisando que o combustível chegou no nível mais baixo.

Uma vez ou outra até não tem problema, mas ter o hábito de andar sempre com o tanque na reserva pode prejudicar o desempenho do veículo. A explicação é porque o combustível ajuda a refrigerar a bomba que está dentro do tanque.

Para explicar melhor, quando o motorista vira a chave de ignição, a bomba de combustível começa a funcionar. Desde que as luzes do painel acendem elas não param de trabalhar, esteja o motor funcionando ou não. O que não é queimado pelo motor é devolvido para o tanque.

Ou seja, o motor elétrico que existe dentro da bomba trabalha muito e aquece bastante. É por este motivo que o recomendado é ter sempre, pelo menos, ¼ de combustível dentro do tanque para resfriá-la.

Alguns motoristas dizem que o retorno do combustível refrigera a bomba, mas engana-se quem afirma isso. Primeiro porque a vazão é pequena. Além disso, outro ponto é que o combustível que retorna para o tanque recebe parte do calor do motor e retorna aquecido para o conjunto da bomba.

Quais danos este hábito pode causar?

Como vimos anteriormente, o aquecimento da bomba de combustível é o primeiro problema da lista que pode acontecer ao rodar com o tanque na reserva.

Além disso, outra situação que pode ocorrer é que a sujeira acumulada no fundo do tanque entope parcialmente uma pequena peneira que fica na boca da bomba. Logo, essa obstrução acaba exigindo mais do motor, que com o tempo acaba queimando.

Um terceiro problema que pode ocorrer é a temida pane seca, em que o carro literalmente para no meio do caminho. Além de todo o incômodo de ter que ir até o próximo posto a pé, você ainda estará sujeito à multa. É que deixar o carro parado na estrada por falta de combustível infringe o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração, considerada média, gera ainda pontos na CNH.

A pane seca pode ainda causar falhas no sistema de combustível e no motor. Isso pode danificar o catalisador, que é o dispositivo de controle de emissões instalado no sistema de escape.

Por fim, o uso de combustível adulterado pode resultar no acúmulo de resíduos como solvente, querosene e graxa, por exemplo, no fundo do tanque. Quanto menos líquido tiver, mais significativos serão os danos causados por essas substâncias nocivas na sua bomba e motor.

Assim, diante de todos esses problemas que podem ocorrer, o melhor a fazer é corrigir o hábito de andar com o tanque na reserva. Dessa forma você garante que seu carro funcione em perfeito estado por muito mais tempo.

Gosta de conteúdos sobre cuidados com o carro? Então acesse nosso blog e confira muito mais!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades