Cuidados com o carro

Quais diferenças as rodas de liga leve oferecem?

26 Apr 24
2 min
01

As rodas de liga leve são o desejo da maioria dos donos de carros. Mas você sabe quais benefícios elas podem trazer para seu veículo? Confira no blog post.

As rodas de liga leve são acessórios bastante cobiçados pelos donos de automóveis. Nesse sentido, é uma opção que tem sido cada vez mais procurada, com vários modelos oferecidos pelo mercado.

Compostas por uma liga feita de alumínio, as rodas de liga leve, como o próprio nome diz, são mais leves que as rodas de ferro ou aço.

Mas você sabe quais vantagens elas oferecem? É o que vamos explicar a seguir!

Quais são as vantagens das rodas de liga leve?

As rodas de liga leve são feitas inteiras, somente uma peça, enquanto as de ferro são compostas por partes soldadas, podendo oxidar e se soltar com o tempo.

Por ter uma densidade menor, seu peso também diminui (20% menos que a de ferro). Por consequência, tem menor movimentação de massa e estabilidade na condução, o que ajuda na redução do consumo de combustível

Seu peso menor também contribui para o sistema de suspensão, pois exige menos força para manobras. Aliás, quanto maior o peso da roda, mais difícil é a frenagem ou aceleração.

Outra vantagem das rodas de liga leve é a resistência ao aquecimento, que é bem maior quando comparada às tradicionais. Essa resistência ajuda a diminuir o desgaste no sistema de frenagem do carro, aumentando a segurança durante seu uso. Além disso, apresenta menos ruído que as rodas de ferro. 

Outra razão pela alta procura pelos proprietários, é que as rodas de liga leve são mais bonitas e agregam beleza ao carro.

As rodas de liga leve são indicadas para todo tipo de carro?

O que difere as rodas de liga leve das rodas de ferro é apenas o peso, estética e valor. Pois no quesito resistência, ambas passam pelos mesmos testes para homologação.

No entanto, é importante falar que o dono do carro sempre deve observar o tamanho do aro indicado pela montadora antes de querer trocar a roda. Isso porque, alguns modelos já vêm com indicação para rodar com mais de um tamanho. No entanto, se um veículo recebe rodas de diâmetro não recomendado pela fábrica, pode ocasionar problemas na suspensão e desgaste maior nos pneus.

Comentado isso, se você não mede esforço para deixar seu carro mais bonito, é bem provável que as rodas de liga leve deem um toque a mais no visual. E opções de modelos não faltam no mercado, que oferece uma grande variedade de tamanhos e cores.

O ponto negativo do uso dessas rodas está mesmo no preço, que geralmente tem uma grande diferença das de ferro. Além disso, elas estão mais sujeitas a quebrar em fortes pancadas por ser de um material mais leve. E, se isso ocorrer, o mais indicado é a troca, pois as montadoras não recomendam o conserto.

Já as rodas comuns, de ferro ou aço, são as preferidas daqueles que não querem investir tanto dinheiro no acessório ou não ligam muito para a estética do carro. Em muitos casos, usa-se calotas por cima para mudar a aparência.

Deseja mais conteúdo sobre o universo automotivo? Então confira o blog do Consórcio SZK!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades