Consórcio

Posso resgatar o crédito do consórcio em dinheiro?

26 Apr 24
3 min
01

Já ouviu falar sobre a possibilidade de resgatar o crédito do consórcio em dinheiro? Sabe se isso é possível? Confira as regras para tal prática, neste post!

Ao entrar em um consórcio, normalmente, o consorciado já tem uma ideia do bem que quer adquirir quando for contemplado. Mas, pode ser que os planos mudammudem no meio do caminho e a dúvida sobre a opção de resgatar o crédito do consórcio em dinheiro apareça.

Será que é possível fazer isso mesmo? Esta e outras questões serão respondidas, a seguir.

É possível resgatar consórcio em dinheiro?

Sim, é possível resgatar o crédito do consórcio em dinheiro. No entanto, é necessário o cumprimento de todos os requisitos pré-estabelecidos pelo Banco Central do Brasil, órgão fiscalizador dos consórcios.

Circular n° 3.432 diz que o consorciado tem direito a receber o valor em dinheiro desde que tenha quitado todas as suas obrigações financeiras, e após 180 dias da contemplação. Ou seja, após seis meses da contemplação, e com sua dívida totalmente quitada, a pessoa pode escolher se mantém o crédito, adquire o bem ou resgata o valor em dinheiro.

A regra dos 180 dias não é válida quando o grupo do qual a pessoa faz parte for encerrado antes. Neste caso, a administradora do consórcio possui até 60 dias, contados a partir da última assembleia, para enviar um comunicado aos consorciados sobre a disponibilidade do crédito em espécie.

Outro ponto importante é que, ao ter a sua carta de crédito contemplada, o consorciado não tem acesso direto ao dinheiro. Ele escolhe o bem desejado e comunica a administradora do consórcio, que fará o pagamento direto para quem está vendendo o tal bem. Este pode ser uma casa ou carro, por exemplo.

Há desvantagens para quem resgatarresgata o crédito em dinheiro?

Cada consorciado deve ponderar a sua situação. A indicação é para que ele analise bem se precisa resgatar o crédito em dinheiro.

É bom lembrar que, após a contemplação, o crédito para de ser atualizado e passa a contar com rendimentos líquidos a favor dele. O tipo de aplicação escolhida segue conforme o que foi estabelecido pelo grupo na assembleia de abertura.

A rentabilidade tem início no terceiro dia útil após a contemplação e vai até o último dia útil anterior ao da utilização do crédito.

Por exemplo, se você usar o crédito um ano após ser contemplado, terá direito ao crédito considerado no dia da assembleia de contemplação acrescido de um rendimento financeiro durante esse ano. No entanto, se não quiser aguardar este tempo, vai contar apenas com o valor da carta de crédito.

Como utilizar a carta de crédito nesse caso?

Dentro de um consórcio, conforme regras determinadas pelo Banco Central, não há prazo para a aquisição do bem após a contemplação.

Mas, para evitar perdas financeiras, o mais indicado é fazer o uso do dinheiro da carta de crédito contemplada até o encerramento do grupo. Isso porque, depois que ele é encerrado, não há mais rentabilidade. Assim, você poderia acabar perdendo dinheiro, já que a inflação incide sobre um valor que não é rentável.

Se o seu objetivo é procurar um investimento financeiro visando aumento de patrimônio, o mais indicado é observar opções de curto, médio e longo prazo.

Depois de aprender mais sobre como é possível resgatar consórcio em dinheiro, que tal aproveitar para fazer uma simulação no site do Consórcio SZK? É rápido e fácil!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades