Consórcio

Por que o consórcio é uma modalidade segura de autofinanciamento?

26 Apr 24
3 min
01

Você tem vontade de fazer um, mas não sabe se consórcio de carro é seguro? Então, tire essa dúvida de uma vez por todas através deste blog post especial!

Você está considerando entrar em um grupo de consórcio de automóveis, mas ainda não se sente confiança nesse formato?

Neste blog post, vamos mostrar como o consórcio de carro é seguro. É claro que alguns cuidados devem ser tomados, por isso também apresentaremos como optar por uma boa administradora para evitar problemas. Confira!

Como funciona um consórcio de carro?

O consórcio de carro é a modalidade de compra em que pessoas com o mesmo interesse se unem em grupo para comprar o modelo desejado. Para isso, elas precisam aderir a um plano, que é comercializado pela administradora de consórcio, e adquirir a cota individual.

No consórcio, o valor do automóvel é diluído em um certo número de parcelas, e todos os participantes do grupo contribuem mensalmente ao longo do período estabelecido.

Todo mês, a administradora contempla um consorciado, o que pode acontecer através de sorteio ou lance, e entrega a carta de crédito para a compra do veículo. O grupo somente é encerrado quando todos os participantes receberem seus carros.

 

O consórcio de carro é seguro?

Sim, o consórcio de carro é seguro. Sabe por que podemos afirmarafirma isso? Primeiro, porque o Banco Central fiscaliza todas as administradoras de consórcio.

O outro ponto é porque em todo grupo de consórcio existe um fundo de reserva, que é uma das taxas que compõem o valor total da parcela com a finalidade de proteger o grupo contra imprevistos. Por exemplo, se um participante deixar de pagar uma parcela, os demais não serão prejudicados por isso.

Todo o processo é feito pela administradora, responsável por garantir que os participantes vão utilizar a sua carta de crédito dentro do prazo contratado. Por este motivo, escolher uma administradora de confiança faz toda a diferença.

Você deve estar se perguntando: “mas como eu consigo identificar uma boa administradora de consórcio?”. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar com isso.

8 dicas para avaliar a administradora de consórcio

Antes de fechar contrato, fique atento a essas dicas para você ter tranquilidade e segurança durante a participação no consórcio:

  1. Pesquise no site do Banco Central se a administradora que você escolheu possui a autorização para operar. Também é possível encontrar no mesmo lugar um ranking de reclamações.
  2. A empresa que você está interessado não aparece na lista? Então, nada de fechar negócio! Se ela não está listada lá é porque não possui autorização para funcionar.
  3. Consulte os sites de reclamação e avalie qual é o índice de respostas e satisfação dos clientes da administradora.
  4. Ainda é válido dar uma olhada no Procon da sua cidade para saber qual é a índole da administradora em questão.
  5. Para descobrir como a empresa trata seus clientes, faça uma visita às redes sociais e verifique o nível de interação com o público. Além disso, se atente aos materiais que eles publicam.
  6. Entre em contato pelos canais de atendimento oferecidos, como site, telefone e chat online. Assim, você saberá qual é a qualidade do atendimento oferecido.
  7. Desconfie se a empresa promete coisas que outras não oferecem.
  8. Antes de assinar o contrato, verifique todas as cláusulas e condições impostas pela empresa. Evite fazer negócio com quem não é transparente com você.

Uma empresa consolidada no mercado de automóveis é o Consórcio SZK, que oferece uma marca de confiança e equipe especializada. Faça uma simulação em nosso site e confira!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades