Dicas SZK

Pneu de uso misto: quais são as diferenças e vantagens?

29 Apr 24
2 min
01

O aumento da procura por veículos SUV fez disparar a fabricação de pneu de uso misto. Mas sabe por que ele é indicado? Tire todas as suas dúvidas neste post!

Com os modelos SUV ocupando cada vez mais espaço no mercado, a procura pelo pneu de uso misto aumentou consideravelmente. Alguns fabricantes, inclusive, fazem dele uma característica de seus veículos.

Mas você sabe quais são as vantagens e desvantagens e qual é a indicação de uso para esse tipo de pneu? Confira todas as explicações aqui. Boa leitura!

Quais são as características do pneu de uso misto?

O pneu de uso misto, como o próprio nome sugere, permite que o carro ande tanto sobre pisos pavimentados como em estradas de terra. Ou seja, ele se adapta em qualquer lugar.

Sua estrutura é mais reforçada para suportar impactos e tem maior resistência à perfuração. Além disso, a banda de rodagem tem um desenho mais liso e uniforme.

Há algumas variantes nesta categoria de pneu, o que aumenta a dúvida do proprietário do veículo. Confira a indicação para cada modelo:

  • 50/50: é recomendado para quem faz uso equilibrado entre asfalto e terra;
  • 20/80: tem maior capacidade de tração na trilha, mas um nível elevado de ruído;
  • 70/30: é mais silencioso em vias pavimentadas, mas tem a desvantagem de possuir menos tração na terra.

Quando o assunto é manutenção, ele deve ser igual aos demais pneus, e não basta apenas verificar se estão “carecas”. Verificar frequentemente o nível correto de pressão e realizar o alinhamento e balanceamento precisam fazer parte deste processo.

O desgaste máximo recomendado é de até 1,6 mm de profundidade do sulco; abaixo disso, está na hora de fazer a troca.

Quais são as vantagens do pneu de uso misto?

Como característica mais vantajosa, o pneu de uso misto garante a robustez ao enfrentar buracos, comuns em muitas cidades. Ele também dá um visual mais “parrudo” em modelos tipo jipe e oferece maior resistência ao desgaste.

Sua versatilidade também chama a atenção, já que pode andar bem tanto no asfalto quanto em trilhas. E o desenho da banda de rodagem proporciona um ótimo desempenho em pisos secos ou molhados. Podemos dizer, então, que segurança é uma de suas vantagens.

O pneu de uso misto oferece alguma desvantagem?

As duas principais desvantagens deste tipo de pneu é em relação ao nível de ruído - em velocidades mais altas, principalmente - e o aumento no consumo de combustível.

Outro ponto negativo é que seu preço custa, em média, 50% a mais do que um tipo comum.

É preciso respeitar a divisão de pneus por configuração. Neste caso, o pneu de uso misto é mais indicado para veículos SUV e picape. E não é só isso que deve se levar em conta. Ao rodar exclusivamente na cidade, não tem sentido usar pneus que são destinados para atividades esportivas - e vice-versa.

Por isso, o ideal é utilizá-lo apenas quando você realmente for andar nos dois tipos de solo.

Gosta de conteúdos sobre veículos e o universo SUV? Visite o blog do Consórcio SZK!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades