Cuidados com o carro

Espaçador de roda: Entenda para que serve e se é seguro

26 Apr 24
3 min
01

O espaçador de roda é muito procurado por quem pratica off road. Mas você sabe a utilidade dele e quais são os riscos que oferece para o veículo? Confira!

Alguns praticantes de off road procuram formas de personalizar os carros. E, para isso, um recurso muito utilizado é o espaçador de roda, que também é conhecido por alargador. De modo geral, ele costuma funcionar bem, mas é necessário que seja instalado corretamente.

Quer saber mais sobre quais cuidados ter antes de instalá-lo e se é realmente seguro fazer isso? Então, confira nosso blog post!

O que é um espaçador de roda?

O espaçador de roda é uma espécie de adaptador colocado antes do pneu para jogá-lo para fora, como em uma substituição à roda de ET negativo, ou para aumentar o possível grau de esterçar do veículo. O seu uso é mais comum em picapes e off roads e geralmente, não acompanha o carro em sua configuração de fábrica.

A função do espaçador de roda é deixar a mesma longe do corpo; sendo utilizado por uma série de razões, incluindo performance, adequação e aparência.

Por exemplo, se as rodas interferem com componentes de suspensão ou trabalho corporal no arco interno, então pode ser instalado um espaçador para resolver esse problema.

É seguro utilizar espaçador de roda?

Esta é a dúvida de quem vai usar pela primeira vez o espaçador de roda. É bom saber que os espaçadores podem ser feitos de alumínio ou ferro.

No caso daqueles de alumínio, esses são mais leves e, por isso, bastante procurados. Eles também não costumam dar defeito e são bem seguros. Claro, assim como tudo no veículo, deve ser instalado por um profissional capacitado. Além disso, é preciso ainda tomar alguns cuidados, como veremos a seguir.

Quais são os cuidados necessários?

Quando você opta por um espaçador de roda, é importante tomar cuidado com o aperto e fixação dos parafusos. Afinal, ele será fixado no prisioneiro original da roda, e a própria nos parafusos do espaçador. Com isso, você anda com 12 parafusos e porcas em cada roda.

Neste caso, é recomendável o uso de trava rosca líquida na fixação dos espaçadores. Ah, e evite usar máquina pneumática para instalar a peça! Ela pode exceder o aperto e trincar ou quebrar o espaçador, sem que o dono do veículo perceba de imediato.

Cheque ainda se o comprimento dos parafusos é suficiente para um aperto seguro. Hoje em dia, é mais fácil comprá-los com extensão longa ou prisioneiros e porcas específicos.

Também é importante dar mais atenção a questões referentes à manutenção das peças do veículo. Isso inclui suspensão e calota, que podem sofrer maior desgaste.

É fundamental ainda estar ciente que o uso do espaçador pode modificar a dirigibilidade do carro. Por isso, o condutor deve contar com um período de adaptação para evitar possíveis acidentes. Cabe ainda ao motorista fazer testes até perceber a reação do veículo diante de suas novas formas de resposta.

Gosta de conteúdos sobre off road? Confira muito mais no blog do Consórcio SZK!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades