Dicas SZK

Como montar um kit de primeiros socorros para viagem off road?

29 Mar 24
3 min
01

O kit de primeiros socorros é essencial para quem adora aventuras fora da estrada. Mas você sabe que itens o compõem? Veja o que é necessário neste blog post.

Ter um kit de primeiros socorros no carro ajuda em muitas situações, principalmente para quem adora fazer trilhas e viagens fora das estradas comuns. Afinal, a gente nunca sabe quando um imprevisto pode ocorrer, não é mesmo?

O ideal é que o kit tenha todos os itens básicos para um atendimento de emergência, como um corte ou picada de inseto. Se você fica em dúvida em relação ao que incluir nele, siga a leitura e explicaremos quais são os materiais indispensáveis.

Boa leitura!

Qual é a importância do kit de primeiros socorros?

Os amantes do off road sabem que um bom roteiro fica longe de qualquer centro urbano. A questão é que esses lugares costumam ser afastados também de hospitais. E se acontece algum imprevisto, às vezes retornar para a cidade pode não ser possível.

É por isso que ter um kit de primeiros socorros para viagem off road não é apenas uma opção, mas algo fundamental.

Confira quais são os itens básicos para você montar ou complementar seu kit, a seguir.

Quais itens são necessários no kit de primeiros socorros?

Materiais para curativo

Um kit de emergência deve conter os materiais essenciais para fazer um curativo resistente, que proteja e ajude no processo de cicatrização de um ferimento. São eles:

  • Gaze esterilizada: serve para cobrir o ferimento, ainda mais quando este for grande demais para um band-aid;
  • Esparadrapo: fixa a gaze na pele para que ela não se solte, nem mesmo diante de movimentos bruscos;
  • Algodão: com ele, é realizado a limpeza do ferimento antes de fazer um curativo;
  • Termômetro: a febre é um dos primeiros indicativos de que algo não está bem com nosso corpo. E, neste caso, o termômetro confirma com precisão se a temperatura está normal (até 37,8°C) ou acima do aceitável.

Soro fisiológico 

Pode ser usado para várias finalidades. Entre elas, limpar picadas de insetos e ferimentos.

Água oxigenada

É um poderoso desinfetante, servindo para eliminar bactérias em ferimentos causados por queda, por exemplo.

Medicamentos

Ter medicamentos a mão pode ajudar em situações diversas. Por isso, inclua em seu kit de primeiros socorros analgésicos, anti-inflamatórios e antialérgicos, remédios para náuseas e pomadas antibióticas para arranhões e/ou picadas de insetos. Outro item importante é o antitérmico, já que a febre pode gerar situações mais graves.

Procure utilizar medicamentos já prescritos pelo seu médico, para que não ocorra alguma reação adversa. Evite também fazer uso de medicação por muito tempo. Caso os sintomas não melhorem, o mais indicado é voltar e procurar atendimento em um hospital.

Materiais de manuseio

Estes são essenciais para fazer o curativo em si, como luvas descartáveis, pinça e tesoura.

Todo kit de primeiros socorros deve ser acondicionado em caixa de plástico com tampa ou bolsa específica para tal função. Uma dica importante é sempre verificar a validade dos medicamentos e materiais do kit. E se for pegar a estrada na companhia de outras pessoas, o melhor é aumentar a quantidade de produtos.

Gostou das nossas dicas para montar um kit de primeiros socorros? Então, compartilhe este conteúdo com aqueles seus amigos que também adoram viagens off road!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades