Consórcio

Como funciona o índice de reajuste em consórcios?

28 Mar 24
3 min
01

O reajuste de consórcio é uma forma de proteger os participantes, mas esse não é o único motivo para que ele exista. Leia mais sobre o tema em nosso blog post!

O consórcio é um sistema simples, como uma compra programada. Ele reúne pessoas com a mesma intenção de adquirir determinado bem, e que passam a pagar parcelas mensais para isso. Apesar de ser descomplicada, essa modalidade ainda gera certas dúvidas, como em relação ao reajuste de consórcio.

Se esta também é uma pergunta que você se faz, confira todas as explicações do porque a administradora do consórcio precisa fazer este tipo de ajuste de valor nas parcelas.

Como é definido o valor das parcelas de um consórcio?

Para definir o valor das parcelas, a administradora do consórcio leva em conta o preço do bem. Além disso, acrescenta uma taxa referente à administração, uma porcentagem para o fundo de reserva (utilizado em caso de inadimplência no grupo) e o seguro, este opcional.

Somando tudo, ela divide pelo prazo de duração do grupo. Ou seja, se o seu consórcio tiver a duração de 60 meses, o valor total será dividido por 60 parcelas.

Como funciona o reajuste de consórcio?

O reajuste de consórcio deve constar nas regras estabelecidas em seu contrato. Ele varia conforme a administradora, que pode determinar o critério de mudança do valor de acordo com algum índice econômico ou considerando a sugestão da montadora.

Ao ser corrigido, o valor do crédito é automaticamente ajustado nas prestações, levando em consideração a regra estabelecida pela administradora. Mas a variação não ocorre só para mais, ela também pode ser para menos. Isso porque o consórcio controla o valor do bem.

A correção afeta também quem já teve sua cota contemplada, sendo que as parcelas ainda a ser pagas vão acompanhar o reajuste aplicado ao grupo.

Quais são os índices para os reajustes?

Toda administradora escolhe um índice de reajuste de consórcio. Os mais utilizados são:

  • IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo): muitos produtos e serviços, incluindo bens oferecidos em um consórcio, usam como parâmetro este índice. No site do IBGE, é possível consultar o IPCA mensal.
  • Tabela Fipe: esta tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas indica o valor médio dos veículos no país e serve como parâmetro para avaliação. Por isso, é comum que os consórcios de veículos a usem. Já outras empresas acabam optando em usar o valor estabelecido pela montadora.
  • INCC (Índice Nacional de Custo da Construção): este índice é usado nos consórcios de imóveis e mede a variação dos custos referentes à construção de moradias no país. A divulgação do índice fica a cargo da Fundação Getúlio Vargas.

Por que o reajuste de consórcio é necessário?

Durante o tempo de um consórcio, que pode durar até 10 anos, o valor daquele bem pode sofrer variação de preço. Desta maneira, para manter o equilíbrio do sistema e garantir as mesmas condições aos consorciados durante todo o tempo do grupo, ocorre um reajuste periódico do crédito.

Essa condição está em lei e garante que todos os integrantes adquiram o bem ou serviço contratado.

Mesmo com reajuste, o consórcio ainda é, de longe, uma modalidade de compra parcelada mais vantajosa do que o financiamento. Isso porque ele não possui acréscimo de juros ou exige um valor de entrada.

Acesse o site do Consórcio SZK para tirar as dúvidas e aproveite para fazer uma simulação do seu futuro patrimônio.

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades