Consórcio

Carro usado como lance no consórcio? Entenda na prática!

29 Mar 24
3 min
01

Você sabia que dá para usar o seu carro usado como lance no consórcio e adiantar a contemplação? Neste blog post explicamos os motivos de como isso é possível!

O consórcio é uma forma prática e segura de conquistar um carro novo. Com ele, dá para investir sem precisar ter todo o capital em mãos. E se você já possui um veículo usado é ainda melhor, já que é possível dar o carro usado como lance no consórcio.

Quer entender melhor como essa possibilidade funciona? Então, prossiga com a leitura porque  explicaremos os tipos de lance e como você pode utilizar o seu automóvel para antecipar a contemplação de sua carta de crédito.

Boa leitura!

Como funcionam os lances no consórcio

O lance no consórcio é uma maneira que o consorciado tem de antecipar a contemplação de sua carta de crédito sem ter que contar apenas com os sorteios. Para isso, ele só precisa estar com as parcelas pagas em dia e sinalizar sua vontade à administradora antes da assembleia.

Ao oferecer um lance, o consorciado está adiantando o pagamento das prestações futuras. Quem dá o maior lance é o vencedor. Porém, este sistema é diferente de um leilão, já que o participante pode dar apenas um único lance. Em caso de empate, a administradora do consórcio faz um sorteio para indicar o vencedor.

São três os tipos de lances que é possível apresentar em um consórcio de carro. Confira:

  • Lance Livre: como o próprio indica, o consorciado pode oferecer o valor que quiser, dentro do percentual permitido pelo grupo;
  • Lance Fixo: neste caso, a administradora estabelece um percentual mínimo para o lance;
  • Lance Embutido: é quando o consorciado  utiliza parte do valor de sua carta de crédito, ou mesmo seu carro, para ofertar como lance. Nesse caso, sempre é importante verificar quais as condições estabelecidas em contrato antes de dar o lance.

Carro usado como lance no consórcio

Como falamos no início, é possível utilizar o carro usado como lance no consórcio. Para isso, a primeira coisa a ser feita é verificar quais concessionárias fazem esse tipo de negociação.

Depois, é preciso fazer uma avaliação de seu veículo na concessionária escolhida. A empresa precisa confirmar que o aceita como entrada na compra de outro modelo. Além disso, você também precisa saber exatamente qual o valor que eles oferecem, já que é esse que será ofertado como lance na assembleia.

Sua proposta foi a vencedora? Então, é  só voltar na concessionária com sua carta de crédito e carro usado como lance no consórcio para trocar por um novinho em folha!

Conheça o sistema troca fácil do Consórcio SZK

Quer fazer um bom negócio sem ter que procurar várias concessionárias? No sistema troca fácil do Consórcio SZK você tem toda a tranquilidade e garantia de que vai poder dar o seu carro usado como lance no consórcio.  

Para tanto, basta ir até uma concessionária autorizada Suzuki para fazer a avaliação do seu veículo antes de dar o lance. Se sua oferta for a vencedora, é só voltar à revendedora com a papelada em mãos para dar entrada no processo de retirada de seu Suzuki novo!

Só é preciso estar atento a duas condições: o  carro usado como lance no consórcio deve estar em nome do consorciado ou parentes de 1º grau (pais, irmãos, cônjuge ou filhos) e não pode ser usado para comprar veículos particulares.

----

Agora que você já sabe de todas as vantagens que é dar seu carro usado como lance no consórcio, aproveite para fazer uma simulação no Consórcio SZK!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades