Dicas SZK

5 equipamentos essenciais para iniciantes de off-road!

08 Dec 19
2 min
01

Quer fazer trilhas e viver a experiência completa do off-road? Veja quais são os equipamentos fundamentais para não ficar na mão no meio do caminho!


Fazer trilhas e vivenciar toda a adrenalina que um momento como esse oferece é o objetivo de muitas pessoas. Porém, não basta escolher um carro 4x4 e se jogar na estrada. Também é preciso se preparar!

A segurança é essencial para realizar trilhas off-road. Como se está lidando com a natureza (e, portanto, com eventualidades), é preciso estar munido com as ferramentas certas. Afinal, em caso de emergência, pode ser difícil ter sinal no celular para pedir ajuda. 

Para que os iniciantes no off-road possam usufruir dessa experiência com tranquilidade, selecionamos 5 equipamentos indispensáveis. Com eles, é possível lidar com os imprevistos e seguir em frente. Boa leitura!

5 equipamentos que os iniciantes no off-road precisam ter

1 – Cabo para ligação direta

Ficar sem bateria é algo que nem os trilheiros mais experientes escapam. Caso isso ocorra, é importante contar com um cabo para fazer ligação direta, popularmente conhecido como “chupeta”. 

Existem, inclusive, modelos portáteis e dobráveis - que ocupam menos espaço no carro.

2 – Bomba para calibrar os pneus

Para evitar que os pneus furem, é fundamental que os iniciantes no off-road controlem a sua calibragem. Inclusive, existem situações em que é indicado diminuir a pressão para melhorar a condição de tração – como ao passar por estradas com muitas pedras.

Assim, com a bomba em mãos, é possível realizar essas manobras de aumentar e reduzir a pressão e manter os pneus sempre com a calibragem apropriada para cada situação.

3 – Cinta reboque

Também conhecida como cinta de ancoragem, ela permite que o carro seja rebocado caso estrague ou atole. Ela é útil, também, para ajudar outros aventureiros que estejam em apuros.

Essas cintas são fabricadas em modelo sintético – como polipropileno, poliamida ou poliéster – e podem já vir com o gancho. Apesar de resistentes, é recomendado carregar pelo menos duas cintas.

4 – Prancha de desatolagem

É comum os iniciantes no off-road não terem muita noção sobre as particularidades de cada tipo de solo e como proceder ao chegar neles. Por este motivo, é essencial carregar pranchas de desatolagem, que permitem se livrar de qualquer tipo de atoleiro, principalmente em:

  • Praias;

  • Dunas;

  • Estradas com muito barro molhado.

Sem a prancha, o ato de pisar no acelerador quando o carro estiver atolado pode gerar o chamado “efeito escavadeira”, levando a afundar ainda mais.

5 – Lanterna

Por mais simples que possa parecer, a lanterna é outro item essencial, seja para experientes ou iniciantes no off-road. Ela torna possível realizar reparos durante à noite dentro e fora do veículo.

Escolha o carro e os locais corretos

Não é qualquer veículo que deve ser utilizado para fazer trilhas. Ele deve possuir tração nas quatro rodas, ou seja, ser modelo 4x4.

A Suzuki conta com modelos que são perfeitos para trilheiros, como é o caso do Jimny. Esse SUV compacto enfrenta qualquer terreno sem preocupação e permite que o motorista alterne entre 4x2 e 4x4 com muita facilidade.

Por questões de segurança, é importante que você sempre tenha companhia em uma trilha. Uma ótima opção para se adaptar ao esporte é participando do Suzuki Day. Trata-se de um programa que ocorre ao longo do ano em várias cidades do Brasil.

Nele, é possível conhecer as habilidades off-road do veículo enquanto desfruta de paisagens e experiências únicas. Tudo de forma organizada e, portanto, com segurança.

----

Quer conhecer melhor os carros da Suzuki? Acesse o nosso site agora mesmo e escolha o seu novo companheiro de trilha!



Por MIT
Oferecemos os melhores consórcios automóveis do mercado, trabalhando há mais de 25 anos no mercado.

Fique por dentro das nossas novidades