Dicas SZK

5 coisas que você precisa saber antes de comprar seu 4x4

24 Apr 24
2 min
01

Quem pretende comprar um 4x4 usado precisa estar atento a várias situações. E essa preocupação deve ser maior ainda por conta do próprio modelo do veículo. Saiba mais!

Ter um bom carro para chamar de seu é o objetivo de qualquer pessoa que curte fazer trilhas e praticar off road. Mas se você tem medo de comprar 4x4 usado e se meter em uma “furada”, saiba que alguns detalhes devem ser analisados criteriosamente.

Confira as 5 principais dicas para prestar atenção antes de comprar 4x4 usado!

O que levar em conta ao comprar 4x4 usado?

1. Leve em consideração seu perfil

Ao pensar em comprar 4x4 usado, é importante que você saiba exatamente o que quer e em que terreno vai usar o veículo. Para isso, algumas perguntas podem ajudar. Por exemplo, este será seu único carro para tudo? O modelo se adapta bem às estradas da cidade? Ele será compartilhado com outro motorista da casa? Esta pessoa vai conseguir se adaptar ao modelo?

Para quem curte aventuras aos finais de semana, mas no dia a dia está na cidade, a escolha de um modelo com tração 4WD é recomendada. Isso porque ele permite que o motorista utilize só parte da tração em estradas asfaltadas. Com isso, gasta menos combustível e pneu. Já para aqueles que dirigem praticamente só em terrenos irregulares, a indicação é a tração integral AWD.

Se você nunca teve um 4x4 antes, uma boa dica é participar de trilhas e expedições com grupos off road. Desta maneira, é possível sentir o modelo desejado em atividade.

2. Avalie os custos de manutenção e seguro

Este também é um ponto que não deve passar despercebido ao comprar 4x4 usado. Por já estar rodando há algum tempo por aí, é preciso prestar mais atenção à manutenção do veículo. No que diz respeito às peças de reposição, como pneus e amortecedores, o gasto pode ser maior, já que são mais caras do que em modelos comuns.

Outro item a ser observado é em relação ao seguro, pois nem todas as seguradoras cobrem danos desses modelos devido ao seu alto valor. Neste caso, uma boa pesquisa pode ajudar a encontrar o melhor custo-benefício.

3. Peça para fazer um teste de direção

Antes de comprar 4x4 usado, não abra mão de dirigir o modelo pretendido. De preferência, faça o trajeto que você irá utilizar com certa frequência, para perceber se o veículo condiz com suas expectativas. Quem sabe, ao sentir como é o carro, você não mude de ideia e prefira outro.

4. Tenha um bom planejamento financeiro

Pensar no planejamento financeiro antes de comprar 4x4 usado vai ajudar você a não se arrepender depois de fechar negócio. É que esse modelo já começa saindo mais caro que os demais veículos na compra. A manutenção também tende a pesar mais no bolso, já que a cada trilha é preciso dar uma atenção ao desgaste e à limpeza das peças.

Se você perceber que seu orçamento não vai acompanhar os gastos com o carro, o melhor é aguardar mais um pouco ou repensar sobre o modelo.

5. Compre de alguém conhecido

A última dica é dar preferência para veículos de pessoas conhecidas ou com indicação. Claro, isso não é garantia de que o carro estará em perfeitas condições, mas você consegue ter um histórico mais detalhado sobre ele. Desta maneira, é possível saber se já houve algum problema grave ou acidente com ele.

Ao invés de comprar 4x4 usado, está pensando em um modelo novo? O consórcio é uma excelente opção para isso. Clique aqui e saiba como!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades