Dicas SZK

4 sinais que está chegando a hora de trocar de carro

28 Mar 24
3 min
01

Você gosta muito do seu amigo de 4 rodas, mas ele não para de apresentar problemas? Saiba quais sinais podem indicar que está na hora de trocar de carro!

Com certeza você e seu automóvel já passaram por muitas coisas juntos. No entanto,  chega uma hora que é preciso pensar em trocá-lo.

Como a compra de um veículo não é uma decisão fácil, pois envolve um custo elevado e planejamento financeiro, é preciso estar atento aos sinais que indicam a necessidade de substituição.

Quer saber quais são estes sinais que mostram a hora de trocar de carro? A gente explica a seguir! Confira.

Como saber se está na hora de trocar de carro?

Pelo menos alguma vez essa pergunta já rodou seus pensamentos. E, por mais que você goste muito do seu carro, chega um momento em que será necessário trocá-lo, por motivos diversos. 

Portanto, vamos te apresentar quais movimentos indicam a hora de trocar de carro! Acompanhe.

1. Quilometragem alta

Geralmente o impacto da alta quilometragem começa a ser sentido entre 60 e 100 mil quilômetros rodados. E é a partir desse número que deve acender o sinal de que está na hora de trocar de carro.

O motivo é que ao atingir essa marca o veículo começa a exigir manutenção frequente devido ao desgaste natural dos componentes. Já os gastos com revisão também podem passar a ser maiores, e consequentemente mais caras.

2. Manutenção excessiva

Quando o carro começa a parar mais na garagem da oficina mecânica do que na sua tudo indica que ele precisa ser trocado. Uma boa conta para levar em consideração é que o custo com a manutenção não deve ultrapassar mais que 10% do preço de tabela dele.

Problemas no sistema elétrico, quebras frequentes no motor e outros incômodos podem também estar indicando que esta é a hora de trocar de carro.

3. Carro já não condiz com as necessidades da família

A hora de trocar de carro não é feita só de problemas. Ela também pode surgir por uma necessidade do próprio dono do veículo. Por exemplo, você começou a fazer trilhas e ficou apaixonado pelo off road ,ou viu que um modelo com porta malas maior é melhor, ou ainda a família aumentou e o carro atual é pequeno para acomodar todos. São situações que também pode pesar na decisão de você trocar de automóvel.

4. Carro desvalorizou

Todo veículo tem depreciação de seu valor assim que deixa a concessionária. No caso dos novos, a perda pode ser de até 20% no primeiro ano. No seguinte, a perda é mais de 10% e só no terceiro ano é que essa perda começa a se estabilizar.

No entanto, não é só isso que pode influenciar na desvalorização do automóvel. Por exemplo, a saída de linha ou uma mudança radical no modelo pode fazer com que o preço daquela versão anterior caia rapidamente.

Nestes casos, não prolongue mais ainda a hora de trocar de carro. Pois quanto mais tempo demorar para isso, pior pode ser a negociação na compra de um outro.

Ao ficar atento quanto a esses detalhes, você consegue se planejar com antecedência para adquirir seu próximo carro. E quanto mais planejamento, mais é possível adequar a despesa a seu orçamento familiar.

Uma boa opção para isso é o consórcio, pois a compra parcelada permite que você conheça antecipadamente a quantidade de parcelas e tempo que irá pagar. Além disso, não há a incidência de juros, e dependendo de como está seu carro é até possível usá-lo como lance para antecipar a contemplação.

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades